terça-feira, 26 de junho de 2012

'Você se lembra?'


A Jon Von Matt, agência alemã, criou uma ação de marketing direto  que pode ser considerada perfeita: criativa, eficiente e com um custo beirando o zero. O cliente era a instituição que ajuda portadores de Alzheimer, a Alzheimer’s Society Baden-Württemberg.
A agência enviou 9000 cartas sem selo, pedindo doações. O “problema” é que os Correios devolvem cartas que estão nessas condições. A sacada surgiu aí: ao invés de gastar dinheiro em selos, a agência colocou o endereço do destinatário no campo do remetente (e vice-versa). Dessa forma, o destinatário receberia a carta que supostamente “enviou” alguns dias antes. O fato de as pessoas não lembrarem de ter enviado a carta, fez com que elas experimentassem, por alguns minutos, como um paciente que sofre de Alzheimer se sente. O conteúdo da carta explica o procedimento e incentiva a doação.
O resultado foi excelente: a instituição conseguiu que 17% das pessoas que receberam as cartas fizessem doações (algo equivalente a 1.530 pessoas). Além disso, a ação foi 


Isso é pra mostrar que sim, é possível ser criativo e fazer uma ação muito boa mesmo quando a verba é curta (ok, as vezes).

#Vídeo: Monique Ferreira
#Texto: Monique Ferreira ( Pego da fonte )

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